-
Arquitetos: Naumann Wasserkampf Architekten
- Área: 15 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Max Wasserkampf
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. Olhando para trás na história das nossas cidades - e, portanto, também dos parques - verifica-se que o chamado mobiliário urbano assumia um papel muito maior do que hoje. Atualmente, na maioria das vezes, a pintura de cor antracite desses elementos está causando sua invisibilidade nos espaços públicos. Uma intenção projetada não é mais determinável. Bancos, latas de lixo, cabines telefônicas e, em alemão os chamados “Bedürfnisanstalten” (banheiros públicos) eram projetados como móveis do espaço público.
O manuseio artístico desses objetos era muito mais reflexivo do que hoje. Os objetos do espaço público evocavam uma espécie de marca das cidades por meio de sua expressão arquitetônica. Ainda é possível ver isso nas cidades europeias, um exemplo é Viena. O mobiliário da cidade gera um marco percebido subconscientemente, ou melhor, o cenário da vida pública que se desenrola à sua frente.
O banheiro público está situado no 'Park an der Ilm', que faz parte do patrimônio cultural mundial. O projeto procura transformar o "banheiro público" em algo mais do que um volume funcional fabricado industrialmente. Os modelos históricos e sua junção foram analisados e traduzidos para uma linguagem apropriada e contemporânea.
A estrutura é dividida entre os elementos clássicos de base, fuste e telhado. Esses não são apenas elementos de design, mas também servem uns aos outros. A base de concreto protege a fachada da água. Na cabine, azulejos de até 1,20 m de altura permitem uma limpeza sem restrições. O escoramento foi planejado em estrutura de madeira. Painéis de madeira maciça tratados com cor são usados como elementos de reforço, compondo também a fachada do volume. No interior, estes são deixados em seu estado natural. As partes da fachada são unidas por perfis de aço pintados.
Os encaixes, portanto, não estão ocultos, mas enfatizam a estrutura da fachada. Os nós são uma reminiscência dos antigos detalhes da conexão do “Bedürfnisanstalten” vienense. A cobertura, que sobrepõe a fachada em 95 cm e protege o visitante da chuva, foi composta por dois grandes painéis de madeira laminada. Ele preserva sua forma em uma cobertura feita em cobre. O desenho do banheiro se desenvolveu até o projeto especial das gárgulas e a sinalização, especialmente criada para esse fim.